LEITURA ORANTE – 21/11/2021

34 DOMINGO COMUM B

JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

Jo 18,33-37.

Tu o dizes, eu sou Rei.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

33 Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus? 34 Jesus respondeu: Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim? 35 Disse Pilatos: Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? 36 Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo. 37 Perguntou-lhe então Pilatos: És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Jesus é o Rei que deu a sua vida pela salvação de toda a humanidade, e pela sua ressurreição ele nos leva até a eternidade.

“O meu reino não é daqui”: O reino daqui é do mais forte que domina os outros em benefício próprio, é violência, injustiça, corrupção. Todos os poderosos deste mundo reinam por meio do exército, da violência, da riqueza, da esperteza… No início de sua vida pública Jesus foi tentado pelo demônio para ser rei segundo os critérios deste mundo, e venceu a tentação do demônio. Agora Jesus está sendo julgado na frente de Pilatos, que interroga: “Os judeus te entregaram a mim acusando-te de querer ser o Rei dos judeus…Tu és rei?”

E Jesus responde: “Tu o dizes por ti mesmo ou outros te disseram de mim?” (=Tu me acusas de ser um subversivo contra o imperador ou são os judeus me acusam de ser o rei Messias, filho de Deus). O meu reino não é daqui, não tenho exército”.

Então Jesus testemunha a realidade de sua vida e missão: “Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz”. Jesus revela a verdade, porque reinar é servir. Jesus nos introduz no reino de Deus que é amor, doação, serviço mútuo.

Todo o que é da verdade ouve a minha voz. Jesus é rei de todos aqueles que buscam a verdade da existência. Todos os que aceitam sua liderança são introduzidos em seu Reino de eterna paz e felicidade. Ele nos liberta da escravidão dos instintos desordenados, e nos faz livres para amar e servir.

Vendo tanto mal que existe neste mundo, parece que não tem mais jeito. Mas tem jeito sim, porque Jesus é a palavra final deste mundo: O reino de Jesus é capaz de renovar as pessoas, as sociedades, as culturas e as relações humanas. Essa verdade é inseparável da graça de Deus, o dom que é o laço de amor criado por Jesus entre Deus e nós.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, você é Rei do universo porque o Pai entregou tudo para você. E você resgatou do pecado entregando sua vida até a cruz. “Haverá novos céus e nova terra”. Agora você ressuscitado é o início do novo mundo. Obrigado, Jesus quero que você seja o rei em minha vida: doa-me seu Espírito para também eu viver e participar do seu reino. Jesus, quero que você seja o rei na minha família e na minha comunidade.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

A Campanha para a Evangelização tem início com a Solenidade de Cristo Rei, e se estende ao longo do tempo do Advento. Iniciando a Campanha da Evangelização, ouçamos a voz do Senhor que nos diz: “Ide, sem medo, para servir e testemunhar Jesus Cristo como “Rei do Universo”. Pedimos que o Espírito Santo nos ajude a retomar com alegria, nossa participação na comunidade cristã para fortalecer nossa adesão no seguimento a Jesus Cristo. Todo cristão leigo, vivendo a sua vocação própria no mundo é chamado a testemunhar este amor concreto entre os irmãos.

Pe. Giovanni Pontarolo

Leave a comment