LEITURA ORANTE – “Recebei o Espírito Santo para o perdão dos pecados” – Domingo – 19/05/2024

19-05 2024 LEITURA ORANTE
Domingo – Pentecostes =
Jo 20,19-23 = Recebei o Espírito Santo para o perdão dos pecados.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: A paz esteja convosco!
20 Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.
21 Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.
22 Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.
23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

O Pai enviou Jesus ao mundo e lhe deu todo o poder do Espírito Santo.
No dia da ressurreição Jesus ressuscitado derramou o Espírito sobre os apóstolos para renovar o interior da pessoa, perdoando o pecado e fazendo-a renascer como filho de Deus.

No dia de Pentecostes o Espírito veio sobre toda a comunidade dos discípulos. Estando eles reunidos juntamente com Maria e os demais discípulos, depois de uma novena de oração, o Espírito Santo manifestou-se pela luz do fogo e pela força do vento que encheu a casa onde estavam. Falaram em línguas: palavras simples de louvor a Deus, e cada um compreendia em sua língua e cultura. Com o poder do Espírito começaram a anunciar as maravilhas de Deus e transmitir a todos a paz. Em poucos dias converteram-se cinco mil pessoas. Os discípulos foram presos, torturados, proibidos de falar em nome de Jesus, e quando saíram da prisão, continuaram pregando a todos que Jesus é o Senhor.

Pentecostes é a festa do Espírito Santo que renova toda a criação, transforma este mundo em nova criatura.
Cumpre-se assim a promessa feita por Deus através do profeta Ezequiel: “dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um Espírito novo, arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Dentro de vós porei o meu Espírito, fazendo com que sigais as minhas leis e obedeçais e pratiqueis os meus preceitos” (Ez 36,26-27).

Hoje qual é a ação do Espírito Santo? Ele é enviado sobre a Igreja PARA CONTINUAR A MISSÃO DE JESUS CRISTO. Ele nos dá força para viver como cristãos, e para testemunhar Cristo com nossa vida e com nossa palavra.
Hoje a humanidade tem grandes anseios, busca de felicidade, mas é dominada pelo individualismo, pela força do dinheiro, concorrência cruel, corrupção, violência.
Agora Jesus envia seus discípulos e lhes doa o poder do Espírito Santo para cumprir a missão. O Espírito Divino que nos inícios vivificou a criação, hoje renova a vida na nova criação. O poder do Espírito começa a reconstruir as pessoas a partir de seu interior, perdoando os pecados e colocando a paz, para depois também renovar o exterior.

Hoje nós cristãos devemos sair da mentalidade do mundo para receber o Espírito Santo e ter o mesmo estilo de vida de Cristo: sentimentos, motivações, atitudes, opções, valores do Reino de Deus. É necessário ler o Evangelho e meditar em oração para conhecer Jesus. Depende de nós nos abrirmos ao Espírito Santo com decisão, como pobres em espírito, e viver a gratuidade do Reino de Deus pessoalmente, na família, na comunidade, na sociedade.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Senhor, dá-nos os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, autodomínio.
Abre nosso coração às inspirações do Espírito Santo para seguir com generosidade sua voz.
Doa fé e luz para que os cristãos recordem e compreendam os ensinamentos de Jesus vivendo-os no seu tempo e na sua cultura e resistiam aos ataques dos maus.
Doa esperança e força para anunciar Jesus.
Doa caridade e alegria para formar uma comunidade unida em que cada um reparte seus dons com os irmãos produza os frutos do Espírito Santo.
Doa dons e carismas para fazer crescer a comunidade e atender às suas necessidades.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.

Leave a comment