LEITURA ORANTE – “Profissão de amor de Pedro: Senhor, tu sabes que te amo!” – Sexta-feira – 17/05/2024

17-05 LEITURA ORANTE
7ª Páscoa Sexta f. = Jo 21,15-19 = Profissão de amor de Pedro: Senhor, tu sabes que te amo!

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

15 Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
16 Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
17 Perguntou-lhe pela terceira vez:* Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
18 Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.
19 Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: Segue-me!

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Jesus após a ressurreição pede para os discípulos voltar à Galileia, aos lugares onde tinha começado a evangelização, e onde os tinha chamado para segui-lo. O seu amor se manifesta através de atos: prepara pão e peixe para a refeição deles que estavam cansados, depois de uma noite de trabalho de pesca sem resultado, conforta-os e fortifica sua fé e sua amizade.

Jesus tinha escolhido Pedro com toda sua generosidade e todas suas fraquezas. Pedro amava o Mestre, e queria segui-lo na paixão, mas por três vezes foi fraco e negou.
Agora neste clima de amizade total, Jesus volta a chama-lo com o nome de família: Simão, filho de João, e pede confirmar o amor total: “Simão, me amas mais que estes?”. Então o discípulo por três vezes confirma seu amor: “Tu sabes que eu te amo”. Pedro ama Jesus porque “tem palavras de vida eterna”, ama a vida que Jesus trouxe do Pai

E Jesus confirma-o na missão: “Apascenta os meus cordeiros, e apascenta as minhas ovelhas”. É a missão especial para Pedro assumir a liderança da Igreja quando Jesus não estiver mais presente visivelmente: conservar a unidade no amor-caridade. Pedro é pastor das ovelhas e dos cordeiros porque ama Jesus.

Jesus anuncia ao discípulo Pedro que seguirá o Mestre não somente cuidando das ovelhas, mas também no sofrimento da paixão e morte: “outro vai te prender, amarrar e levar para onde não queres”.
Ninguém gosta do sofrimento e da morte, mas até na morte pode glorificar a Deus.
Por que martírio “glorifica” a Deus? O que glorifica a Deus não é o sofrimento e a morte, mas o modo em que a pessoa passa pelo sofrimento e a morte: sua confiança em Deus, sua fidelidade, sua paciência, seu amor ao próximo, seu testemunho em favor da verdade e da honestidade. O importante é você obedecer ao Pai, para que ele possa fazer as suas obras por meio de você também no meio do sofrimento.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, você pergunta para cada um de nós: “E tu me amas”? E com todas as forças respondemos: “Senhor, eu te amo. Apesar de minhas fraquezas e infidelidades, eu te amo e quero seguir-te”.
Também Jesus repete a cada um de nós as mesmas palavras que disse a Pedro: “Agora segue-me não somente nos trabalhos de todo dia, mas também carregando a sua cruz que é feita de renúncia a si mesmo para dar tempo e atenção às necessidades de seus irmãos”.
Você se preocupa com as coisas de Deus, e Deus se preocupará com suas coisas.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Leave a comment