LEITURA ORANTE – “ Jesus roga ao Pai em favor dos seus discípulos” – Quarta-feira – 15/05/2024

15-05 LEITURA ORANTE
7ª Páscoa Quarta f. =
Jo 17,11-19 = Jesus roga ao Pai em favor dos seus discípulos.

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós.*
12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, que me incumbiste de fazer conhecido. Conservei os que me deste, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.*
13 Mas, agora, vou para junto de ti. Dirijo-te esta oração enquanto estou no mundo para que eles tenham a plenitude da minha alegria.
14 Dei-lhes a tua palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo.
15 Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal.*
16 Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo.
17 Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade.*
18 Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
19 Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade.

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

Pai santo, guarda-os em teu nome que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós. O Pai entregou a Jesus um grupo de discípulos extraídos do mundo, que creem em suas palavras como procedentes de Deus e as cumprem. Jesus comunicou aos discípulos sua experiência pessoal de comunhão com o Pai, e revelou que o PAI é: AMOR, DOAÇÃO, COMUNHÃO, UNIDADE.

12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, que me incumbiste de fazer conhecido. Jesus teve muito trabalho na formação dos discípulos para que vivessem o amor na comunhão fraterna e superassem o orgulho, inveja, egoísmo.

15 Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal. Os discípulos devem ficar no mundo para continuar a missão de Jesus. A missão deles não é sair do “mundo”, e sim permanecer presentes no meio da sociedade, permanecendo unidos como irmãos, dando testemunho de Jesus. Então Jesus roga ao Pai que os proteja das ciladas do Maligno, enquanto eles atravessam o mundo.

19 Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade. Jesus foi fiel à “VERDADE” Jesus se consagrou e renunciou às suas vontades e satisfações humanas para fazer a vontade do Pai, e conservar a comunhão neste grupo de pessoas que tinham tantas diferenças. Também os discípulos vão continuar este caminho de santidade renunciando a tudo quanto é contrário à convivência com o Pai e entre eles.

Os cristãos devem levar adiante a missão de Jesus no mundo vivendo em comunhão.
Alguns são tentados de se isolar da sociedade para conservar-se puros. Mas deste modo não cumprem sua missão na sociedade e na história, e podem cair na tentação de se considerar melhores que os outros.
Outros não testemunham porque se acomodam ao mundo perdendo sua identidade cristã. De fato, a maior tentação hoje para os cristãos é pensar que “é moderno” se adaptar à mentalidade moderna de procurar tudo imediato e fácil.

Devemos preservar a identidade de nossa fé e no mundo ser fermento de Jesus.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Jesus, você se consagrou na vida de comunhão com o Pai, e durante todos os séculos o seu Espírito formou os discípulos neste caminho de consagração, renúncia para a comunhão.
Nós celebramos as festas dos santos e os invocamos pedindo cura e milagres. Mas não podemos ficar olhando só a estas graças que o Pai doa para testemunhar sua vida de santidade. Que o seu Espírito nos incentive a imitá-los, porque a santidade é o caminho para todo discípulo.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

Leave a comment