LEITURA ORANTE – “Eu vos dou a minha paz” – Terça-feira – 30/04/2024

30-04 LEITURA ORANTE
5 Páscoa Terça f. =
Jo 14,27-31a = Eu vos dou a minha paz.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.

1- Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.

27 Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!
28 Ouvistes que eu vos disse: Vou e volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu.
29 E disse-vos agora estas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem.
30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo; mas ele não tem nada em mim.*
31 O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.*

  1. Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .

Os judeus quando se encontravam saudavam dizendo: “PAZ”. Era uma saudação que significava desejar à pessoa todos os bens de Deus.

Jesus promete a seus discípulos: “Eu vos dou a minha paz”, isto é, aquela paz da qual ele é o princípio e o fundamento.
A paz de Jesus é diferente da paz do mundo.

A paz do mundo é o Bem-estar, o conforto, a tranquilidade oferecida pelos bens de ordem material: o mundo conquista, domina e depois diz: “Me deixe em paz”. A paz do mundo está fundada na violência do mais forte.

A paz de Jesus nasce da união com ele. É a paz interior que nasce da fé de quem sabe que está nas mãos de Deus em meio às maiores tribulações e sacrifícios, e confia no auxílio divino. É a paz que nasce da esperança do prêmio que receberemos no Céu.
A paz de Jesus é feita de amor ao próximo, que reparte entre os irmãos os bens recebidos e perdoa as ofensas. Bem aventurados aqueles que promovem a paz porque serão chamados filhos de Deus. Jesus nos dá o seu Espírito para que levemos a sua paz aos irmãos.

Jesus poderia ficar livre da paixão, mas deixa-se prender pelos homens dominados pelo príncipe deste mundo. Mas a paz continua em seu coração também durante a paixão: A morte de Jesus não é vitória do príncipe deste mundo, mas é vitória de Jesus obediente ao Pai até o fim. Ele aceita a paixão e morte para obedecer ao Pai e salvar a humanidade do pecado.

O príncipe deste mundo não tem poder sobre a vontade de Jesus, mas tem poder sobre aquele que comete o pecado. Por maldade a humanidade pecou e abriu as portas ao domínio do demônio.
A paz de Jesus volta ao coração quando arrependido invoca a misericórdia divina.

  1. Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.

Com a Igreja rezemos: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé da vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.

  1. Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.

Leave a comment