28-04 LEITURA ORANTE
Domingo 5ºB =
Jo 15,1-8 = A videira e os ramos: nossa união com o Pai e o Filho.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;
2 e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.
3 Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.
4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.
7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.
8 Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Na Palestina a videira era a árvore mais cultivada pelas famílias para produzir uva e ter vinho.
Todo ano é necessário que o agricultor pode o excesso de ramagens para que a força da seiva seja concentrada nos frutos.
Os profetas comparam Deus ao agricultor que planta uma videira: o povo de Israel é a videira plantada por Deus, que não produziu os frutos que Deus esperava, mas foi infiel.
No Antigo Testamento Deus escolheu o Povo de Israel, e fez a Aliança para ser o seu povo e cuidou dele como o agricultor cuida da videira para produzir os frutos de obediência aos mandamentos da Aliança. Mas Israel foi infiel e levado para o exílio. Depois da purificação do exílio o povo voltou procurando ser mais fiel.
Mas o Verdadeiro Povo de Deus é aquele que tem Jesus Cristo como tronco e os cristãos como ramos que produzem os frutos esperados.
Com a parábola da videira Jesus esclarece sua missão com os discípulos:
Jesus se compara à videira verdadeira que produziu os frutos esperados. O Filho adorou ao Pai em espírito e verdade, sempre obedeceu. Jesus aceitou ser podado em sua vontade humana, ele realizou a vontade do Pai de purificar a humanidade do pecado para que recebesse o Espirito Santo.
Jesus é a videira e Vós sois os ramos. Jesus veio nos trazer a salvação do pecado e o dom do Espírito Santo. Quem guarda sua Palavra permanece em Cristo. Quem guarda a palavra de Jesus corrige-se de suas faltas, deixa-se podar para produzir os frutos, as obras que o Pai espera: amar a Deus e amar aos irmãos.
O Pai poda o ramo que dá fruto para que dê mais fruto ainda. A desordem que o pecado introduziu na nossa natureza dificulta a produção dos frutos esperados por Deus. Agora Deus poda, ilumina, julga e purifica aquele que a acolhe com fé a palavra de Jesus.
O ramo não pode dar fruto por si mesmo, Sem mim nada podeis fazer. Sem Cristo nossas boas obras estão mescladas de defeitos. É necessário viver unidos a Jesus, porque todo bem de Deus vem através dele, só ele é expiação pelos nossos pecados.
Se alguém não permanecer em mim. Nossa humanidade é limitada, está no pecado, quem está no pecado não tem a vida que Deus quer, não faz o que agrada ao Pai. Sem Cristo há egoísmo, orgulho, fechamento em si mesmo e condenação do outro, há busca desordenada de sua satisfação. Separados de Jesus não fazemos o bem, somos vítimas do tentador, sem Jesus ficamos em nosso pecado. Quem quiser fazer as próprias vontades, na frente de Deus será um ramo que não produz frutos bons e será queimado.
“Pedi o que quiserdes e vos será dado, Em comunhão com Jesus devemos pedir o que não temos, então o Pai dará tudo o que necessitamos para produzir os frutos que o Pai espera de nós.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Senhor Jesus, você disse: “Pedi o que quiserdes e vos será dado”, para que produzais os frutos que o Pai espera de vós. Eu faço muitas coisas com minhas forças humanas. Porém facilmente sou movido pelo egoísmo e orgulho. Então não produzo os frutos que o Pai espera de mim. Então peço os dons do Espírito que me iluminem e fortaleçam em minha vivência cristã.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento