20-04 LEITURA ORANTE
3 Pasq. Sábado =
Jo 6,60-69 = Senhor, nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus.
Oração espontânea para me sentir perto de Jesus
1= Leitura: Ler a Palavra com a mesma disposição do profeta Samuel: “Fala, Senhor, que teu servo escuta”
59 Tal foi o ensinamento de Jesus na sinagoga de Cafarnaum.
60 Muitos dos seus discípulos, ouvindo-o, disseram: Isto é muito duro! Quem o pode admitir?
61 Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: Isso vos escandaliza?
62 Que será, quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes?…
63 O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida.*
64 Mas há alguns entre vós que não creem… Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam e quem o havia de trair.
65 Ele prosseguiu: Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido.
66 Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele.
67 Então Jesus perguntou aos Doze: Quereis vós também retirar-vos?
68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
69 E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!*
2= Meditação: quero iluminar minha vida, problemas e alegrias com a luz da Palavra de Deus
É fácil entender quando Jesus fala em comer pão, porque é coisa de todo dia. Para os judeus é difícil aceitar que Jesus veio do céu, é mais difícil compreender o que é comer seu corpo.
Os Judeus estão escandalizados porque esperam o Messias que ofereça independência política e prosperidade económica, e Jesus afirma que desceu do céu, e vai voltar para o céu.
Ainda mais fala em comer seu corpo oferecido em sacrifício.
As palavras que vos tenho dito são espírito e vida: só o Espírito pode fazer compreender e participar da realidade divina de Jesus, viver a realidade extraordinária que é a comunhão com sua humanidade, comer seu corpo numa refeição sagrada.
Jesus não pode explicar com palavras humanas porque só a luz do Espírito Santo pode iluminar esta realidade, então Jesus pede confiança e decisão: Passou dois anos evangelizando, agora seus discípulos devem fazer uma escolha.
A partir deste momento os discípulos que não estão abertos à inspiração do Pai o abandonam.
Jesus perguntou aos Doze: Quereis vós também retirar-vos? Então Jesus pede aos doze uma decisão firme para seguir com ele: só o pequeno grupo dos doze fica fiel, e a partir deles Jesus começa a formar o novo povo, que segue Jesus Messias segundo a vontade do Pai, e não do jeito que o povo gostaria que fosse.
E Pedro com os doze decidiram ficar com Jesus: Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!
Somente quem renasce do Espírito pode compreender as ações e as palavras de Jesus, que são espírito e vida.
Hoje não basta ser católico por tradição, é necessário fazer uma escolha radical, e colocar Jesus acima de tudo, do contrário o mundo vai vencer nossa fé pequena.
O amor a Cristo está acima de tudo. Ele é nosso amigo. Nós o procuramos na oração, no Evangelho, na união sacramental da eucaristia, no serviço ao próximo.
3= Oração: desejar como Maria que do fundo do coração disse: “Eis aqui, a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra!” (Lc 1, 38).
Jesus, seus doze discípulos encontraram dificuldade, mas decidiram confiar em você porque só você “tem palavras de vida eterna.”
Jesus eu quero seguir você meu Salvador quando é fácil e também quando é difícil. Quero seguir também quando não compreendo onde me leva, porque confio que você é o “Santo de Deus”.
Sei que seguir você não depende só de mim, porque encontrarei dificuldade, escuridão, oposição. É o Pai que chama e envia seu Espírito que ilumina o caminho e fortifica na caminhada.
4= Contemplação: Fazer como Maria, que ‘guardava, meditava tudo em seu coração’
Nesta sexta-feira, dia 19 foi a conclusão dos trabalhos iniciados no último dia 10 de abril.
Nestes dias de trabalhos os bispos brasileiros experimentaram a metodologia da “Conversa no Espírito”, realizada em mesas sinodais para discernir as decisões da Igreja no Brasil, em sintonia com o Sínodo dos Bispos realizado em outubro de 2023.
dom Jaime Spengler, presidente da Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil disse:
“Na Casa da Mãe tem afago, tem ternura! Um motivo de alegria e satisfação, mas também a Mãe segue dizendo para nós: ‘Faça tudo o que meu Filho vos disser’. A Mãe é Intercessora, e isso repercute de uma forma toda especial e nos inspira nestes dias aqui no Santuário Nacional de Aparecida”.