LEITURA ORANTE – “Quem crer no Filho terá a vida eterna, e eu o ressuscitarei” – Quarta-feira – 17/04/2024

17-04 LEITURA ORANTE
3º Páscoa Quarta f. =
Jo 6,35-40 = Quem crer no Filho terá a vida eterna, e eu o ressuscitarei.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

35 Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.
36 Mas já vos disse: Vós me vedes e não credes…
37 Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora.
38 Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia.
40 Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Os judeus viram Jesus realizar as obras do Pai, comeram o pão do milagre, e mesmo assim não quiseram acreditar nele como enviado do Pai. “Vós me vedes e não credes…”. Jesus foi enviado para oferecer-nos a vida do Pai, e pede aos judeus para abrir-lhe o coração. Mas constata que eles o veem com olhos humanos, mas não com olhos da fé.

Jesus conhece os segredos do Pai e os revela aos homens para que tenham a vida. Pela fé estamos em comunhão com ele, o enviado do Pai. É necessário acolhe-lo como enviado do Pai: Jesus veio para salvar e não perder. É Cristo a fonte da vida eterna, é Cristo que nos ressuscita.

Porque “Todo aquele que o Pai me dá virá a mim”.
Como o Pai dá uma pessoa a Jesus? Isso acontece pela ação do Pai e pela ação da pessoa:
O Pai permite uma situação para que a pessoa veja sua necessidade de salvação, por exemplo: uma doença, um sentimento de busca de algo superior ou uma falência…
Assim a pessoa, sentindo sua fraqueza busca a salvação, e encontra Jesus o Salvador.
Porém quem tem somente interesses humanos não encontra Jesus como Salvador.

Agora, Jesus começa a nos ressuscitar no espírito, livrando-nos do pecado pela fé, e fazendo-nos viver como filhos de Deus. Amanhã, após a purificação que acontece na hora da morte, ele afastará de nós toda a maldade para viver a glória de Deus, viver a mesma ressurreição dele no corpo e na alma. Toda nossa pessoa participará da glória de Jesus.
Só esta fé em Cristo é capaz de dar um novo significado à nossa vida.

Também nós hoje participamos da Missa e comungamos a Eucaristia. Mas como é nossa fé? Às vezes prestamos mais atenção às coisas, ao comportamento das pessoas.
Papa Francisco nos ensina a ter momentos de silêncio para sentir mais a presença de Jesus pela Palavra e pelo sacramento da Eucaristia.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Senhor Jesus, nós compreendemos o que é pão para nossa alimentação, mas não compreendemos a realidade da ressurreição e da vida eterna. Você desceu do céu justamente para nos revelar este mistério, e o revelou não só com palavras, mas especialmente com os fatos. Você sempre fazia a vontade do Pai também quando Ele pediu para você assumir a humanidade pecadora e carregar as consequências do pecado, porque confiava na glória da ressurreição.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Leave a comment