LEITURA ORANTE – “Anúncio da ressurreição” – Sábado – 30/03/2024

30-03 LEITURA ORANTE
Vigília Pascal B = Mc 16,1-8 = Anúncio da ressurreição
Jesus ressuscitado aparece a Maria Madalena e depois aos Apóstolos.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

1 Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus.
2 E no primeiro dia da semana, foram muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado.*
3 E diziam entre si: Quem nos há de remover a pedra da entrada do sepulcro?
4 Levantando os olhos, elas viram removida a pedra, que era muito grande.
5 Entrando no sepulcro, viram, sentado do lado direito, um jovem, vestido de roupas brancas, e assustaram-se.
6 Ele lhes falou: Não tenhais medo. Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde o depositaram.
7 Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vos precede na Galiléia. Lá o vereis como vos disse.
8 Elas saíram do sepulcro e fugiram trêmulas e amedrontadas. E a ninguém disseram coisa alguma por causa do medo.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Maria Madalena estava entre as mulheres que se tornaram discípulas de Jesus e o acompanharam durante a pregação do evangelho, oferecendo seus serviços àquela primeira comunidade cristã. Esteve presente à morte de Jesus no Calvário. É a primeira a quem Jesus ressuscitado aparece, e recebe a missão de anunciar a ressurreição aos demais discípulos.
Depois Cristo ressuscitou, e aparece vivo aos apóstolos. Ele está vivo e continua junto dos seus, Ele não morre mais, porque seu corpo participa da vida eterna de Deus.

O primeiro dia depois do descanso do sábado é dia de trabalho normal, e as mulheres providenciam os aromas para completar o rito que na sexta feira ficou incompleto.
Conhecem bem a localização do túmulo, mas com tristeza não encontram o corpo do “Senhor Jesus”.
Um anjo explica “Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo?” Não está aqui, mas ressuscitou. Lembram as palavras que Jesus começou a dizer aos discípulos ainda na Galileia, ao iniciar a longa viagem rumo a Jerusalém. As mulheres não precisam de outras explicações, e acreditam.
Voltando do sepulcro, contam tudo isso aos Onze e a todos os demais que estão no cenáculo. Mas os discípulos não dão crédito às mulheres.

Jesus ressuscitou e na Vigília Pascal celebramos a RESSURREIÇÃO DE JESUS.
Todos os gestos da Vigília Pascal querem ressaltar o acontecimento fundamental da noite: a Ressurreição do Senhor, Sua passagem da morte para a vida.

Na noite da Vigília Pascal acendemos o grande CÍRIO PASCAL que representa Jesus ressuscitado presente no meio dos cristãos reunidos. A celebração é uma vigília em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis, tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu Senhor chegar, para que, os encontre em vigília e os convide a sentar à sua mesa.

Com as leituras da Sagrada Escritura contemplamos como Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Tudo era muito bom.
Mas esta imagem foi destruída pelo pecado, e Deus com o dilúvio purificou a humanidade.
Também escutamos como Deus libertou o povo dos Hebreus das mãos dos egípcios para fazer com ele a Primeira Aliança no Monte Sinai.
E Escutamos a profecia de Isaías em que Deus promete a Nova Aliança. “Vós todos que estais com sede, vinde às águas”.

Jesus Cristo pela sua morte e ressurreição realizou a Nova Aliança. Cristo ressuscitado é o começo da nova vida, da nova criação que Deus preparou para nós em Cristo. Como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. A partir do corpo de Jesus ressuscitado Deus renova a humanidade. Jesus nos faz participar dos bens de sua ressurreição, renovando nossa vida interior. É Jesus Cristo que pela sua morte e ressurreição realizou a Nova Aliança, e agora a partir da fé e das águas do Batismo nos faz participar dos bens de sua ressurreição, renovando nossa vida interior.

Na Vigília Pascal a Comunidade Paroquial celebra o Batismo dos adultos que se prepararam pelo Catecumenato.
Nós que fomos batizados ressuscitamos com Cristo. Como o ramo unido à arvore recebe a seiva vital, assim o Batismo é nossa união a Cristo. E participamos dos mesmos mistérios de Cristo: Com ele passamos da morte para a vida. Na celebração da Vigília pascal nós renovamos as promessas do nosso batismo.
Agora renascemos no Espírito, e a ressurreição de Jesus começa em nosso espírito, em nossa vivência como filhos de Deus. Vai chegar o dia em que Jesus vai nos fazer participar da ressurreição de seu corpo glorioso.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus Cristo, você é o Servo de Deus, se fez por nós obediente até à morte, e morte de Cruz. Por isso Deus exaltou você na ressurreição e lhe deu uma existência renovada, poderosa, superior, que está acima de todas as outras existências. Por isso agora você é a fonte de salvação para todos os que invocam o seu nome. Ajuda-nos a viver como você, confiando na ressurreição.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Leave a comment