Lc 4,24-30 = Nenhum profeta é bem aceito em sua pátria.
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
24 E acrescentou: Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria.
25 Em verdade vos digo: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda a terra;
26 mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia.
27 Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu; mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã.
28 A estas palavras, encheram-se todos de cólera na sinagoga.
29 Levantaram-se e lançaram-no fora da cidade; e conduziram-no até o alto do monte sobre o qual estava construída a sua cidade, e queriam precipitá-lo dali abaixo.
30 Ele, porém, passou por entre eles e retirou-se.
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Em Cafarnaum Jesus opera milagres, começa a libertar do mal e trazer a graça de Deus.
Vai também até Nazaré onde proclama a seus concidadãos aquela passagem de Isaías que fala sobre o Messias guiado pelo Espírito para proclamar o ano da graça de Deus, e depois de ler estas palavras afirma: “hoje eu estou cumprindo esta passagem da escritura que acabastes de ouvir”.
Realmente pelo Espírito de Deus Jesus anuncia a boa nova aos pobres, liberta os oprimidos e derrama a graça de Deus no meio do povo.
Jesus está começando a cumprir sua missão, e já encontra dificuldades e perseguições na sua cidade.
Porque é recusado na sua cidade? Eles querem um profeta que realiza sinais maravilhosos. Eles dizem: “Nós conhecemos você, você é o filho de José, o carpinteiro. Se quiser que acreditemos em você, faça agora na nossa frente alguns dos milagres que fez em Cafarnaum, também nós queremos ver”.
Jesus lembra que a viúva de Sarepta acolheu o profeta Elias perseguido, e o geral sírio Naamã obedeceu com humildade ao profeta Eliseu.
Infelizmente em Nazaré o orgulho impede de acolher o Messias que se manifesta na simplicidade. E Jesus reconhece: “Nenhum profeta é bem recebido em sua terra”. Então eles consideram Jesus como pessoa incômoda, louco, e querem se livrar dele derrubando-o no precipício.
Os parentes e concidadãos de Nazaré não conseguem compreender sua missão. O profeta depende da vocação de Deus, e não dos vínculos do parentesco, por isso Jesus retira-se de Nazaré e continua cumprindo sua missão nas outras cidades.
Jesus disse: “Hoje esta Profecia está se cumprindo em mim”. Também em nós hoje esta profecia, a Palavra de Deus está se cumprindo quando nós estamos praticando.
É importante reconhecer o tempo da visita do Senhor. Acolher Jesus do jeito que ele vem, e não recusá-lo porque não é do jeito que nós gostaríamos.
O profeta será acolhido por quem abre seu coração a Deus, e será rejeitado por quem quer ser dono de Deus.
É necessário ser humilde e desapegado de si mesmo para acolher Deus do jeito simples em que se manifesta.
Por que tanta resistência ao encontro com Deus? As pessoas que se deixam possuir por estas ambições recusam Jesus.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Ó Jesus, me ajuda a compreender onde eu sou orgulhoso, egoísta, como eu pretendo que você sirva aos meus interesses imediatos. O Jesus, que eu me conscientize das minhas necessidades mais profundas, e aceite você como o libertador que Deus enviou para me salvar. Dá-me um coração manso e humilde.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.